Integra Consultoria | Limeira

Como Diminuir o Turnover dentro da sua empresa?

Por Guilherme Simonassi Lippel

Dentro de uma empresa talvez o principal recurso que ela possui são as pessoas, ou seja, os colaboradores da companhia são peça fundamental para o bom funcionamento e o sucesso da empresa. Logo, a preocupação com a gestão de pessoas deve ser alta, e medidas para manter as equipes motivadas e unidas tomadas. Nesse sentido, empresas lidam diariamente com percepções e opiniões diferentes de seus funcionários, sejam eles motivados, com vontade de crescer juntamente ao negócio ou até mesmo colaboradores que estão próximos a “pular fora do barco”.

A taxa de rotatividade (Turnover) dentro da empresa pode ser entendida como o cálculo  do número de funcionários que saíram dividido pela quantidade total, transformada em porcentagem. Até baixos valores, a rotatividade pode ser considerada algo saudável, pois mantém colaboradores com vontade de fazer acontecer, impedindo possíveis conflitos de expectativa/resultado. Uma porcentagem considerada positiva, gira em torno de 5% até 10%, mas evidentemente há uma variação de acordo com a área de atuação da companhia.

Um dos principais objetivos das empresas atualmente é buscar entender as causas que podem levar ao alto índice de turnover, e consequentemente como diminuir essa taxa. Isso porque, os recursos financeiros são diretamente afetados, os funcionários remanescentes ficam sobrecarregados, afeta o clima organizacional e atrapalha a produtividade. Logo, o primeiro passo para analisar esse “fenômeno” é identificar as raízes que levam ao problema.

Em primeiro lugar, o problema pode ter como causa o primórdio do recrutamento dos colaboradores, de forma que a vaga/cargo apresentado não foi apresentado da forma ideal, faltando transparência, o que leva a quebra de expectativa e incompatibilidade do funcionário ao cargo. Outro fator comum mas pouco valorizado é a falta de feedbacks (ferramenta construtiva de comunicação, avaliação e incentivo para melhorar comportamentos e desempenho), já que cria-se um comodismo no funcionário que o impede de buscar evolução e crescimento.

Outras possíveis causas para o turnover elevado dentro da empresa é a falta de um plano de carreira aos funcionários, ou seja, eles não enxergam perspectivas de crescimento e buscam sair. Além disso, outro possível motivo são ambientes de trabalho hostis, como por exemplo casos de comunicação agressiva por conta das lideranças, o que gera frustração e um espaço não agradável de trabalhar.

Diante de algumas causas levantadas para a alta rotatividade de pessoas, algumas medidas podem ser tomadas para diminuí-la. Respectivamente com a primeira causa abordada, surge a importância da criação de um processo seletivos mais assertivo, no qual encontre um profissional adequado para a vaga proposta. Outra importante ação é manter uma política de benefícios que torne o ambiente mais competitivo, evidentemente de forma saudável, para manter as equipes ainda mais motivadas e engajadas, criando um sentimento de valorização do trabalho. Além disso, é muito importante reconhecer os talentos da empresa, incentivando a liderança dos colaboradores e criando melhores funcionários com planos de carreira claros. Por fim, destaca-se a criação de jornadas de trabalho flexíveis, para que as pessoas sintam-se confortáveis de estarem dentro do ambiente de trabalho, promovendo o bem estar geral, pois afinal todos possuem suas vidas pessoais e buscam sempre encontrar o equilíbrio.

Gostou do conteúdo? Fiquei ligado em nosso blog para mais artigos como esse!

Integra Empresa Júnior

Os comentários estão desativados.

Abrir Chat!
Olá! :)
Como podemos te ajudar?