Marketing 4.0: transforme seus clientes em advogados da sua marca!
No contexto atual, todos nós sabemos da importância da conexão, quase que integral entre todos os clientes, e troca de informações que ocorre entre eles. A partir disso, como aproveitar essa oportunidade do mercado hoje em dia, ou então, como adequar a minha divulgação às novas tendências? O marketing 4.0 vai te mostrar o caminho!
Já falamos por aqui sobre as fases do Marketing, e vimos que a fase atual corresponde a do Marketing 4.0, onde além de nos preocuparmos em tratar o consumidor como um ser humano completo, que está em busca de produtos que ofereçam valores que satisfaçam seus anseios, devemos também aprimorar cada vez mais o relacionamento com o cliente, de modo a conquistá-lo e torná-lo, assim, um advogado da marca.
Ou seja, em meio a um mercado saturado, no qual o poder saiu da mão da empresa para a mão do consumidor, o seu diferencial vai ser o valor que você passa para o consumidor e o relacionamento que você tem com ele.
Segundo o Kotler, criador do conceito do Marketing 4.0, a jornada de consumo do cliente é resumida em 5A’s
Nessa fase, você mostra para o cliente que você existe. Isso pode ser feito através de publicidade (propagandas, mídias sociais, anúncios na TV e no rádio, etc).
Atração
É aqui que você vai apresentar ao consumidor o seu diferencial, ou seja, a sua proposta de valor, sua missão.
Arguição
É a fase onde o seu possível cliente irá pesquisar sobre o seu produto e sua empresa, seja através do Google, redes sociais, ou até perguntando para outras pessoas.
Essa é a fase crucial que mostra a necessidade de manter um bom relacionamento com o seu cliente. Se ele está satisfeito, ele irá recomendá-lo para outras pessoas, vendendo, assim, o seu produto por você.
Ação
É a etapa onde a compra é efetivada. O cliente só chega até aqui se a fase de pesquisa foi positiva.
Apologia
Realizada a compra, os clientes satisfeitos com o produto e com o relacionamento com a empresa irão se tornar seus “advogados”. É a fase na qual o cliente é fidelizado.
CRM
Para fazer com que a jornada do consumidor seja realizada com sucesso, é necessário realizar o Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), que nada mais é do que ter uma estratégia empresarial focada no cliente, com o objetivo de melhorar a gestão da empresa para fidelizá-lo.
Philip Kotler, o pai do marketing moderno e criador do Marketing 4.0, divide o CRM em quatro pilares de aplicação:
- Operacional: É voltado para a criação e manutenção dos canais de relacionamento com o cliente e nas aplicações de tecnologias de informação, de modo a, por exemplo, auxiliar no gerenciamento de pedidos, produção, feedback e automatização das vendas.
- Analítico: Através do uso de programas de armazenamento e processamento de dados, são analisados cenários, gráficos, dados e indicadores, a fim de conhecer melhor o cliente para identificar suas necessidades e, assim, poder aplicar soluções mais efetivas.
- Colaborativo: Faz a integração entre todos os pontos de contato entre o cliente e a empresa, a partir das informações coletadas pelo CRM Operacional e CRM Analítico.
- Social: É a interação com o cliente através das mídias sociais, com o objetivo de conhecê-lo ainda mais com as informações colocadas em seus perfis nas redes sociais.
É através do CRM que você consegue se diferenciar frente aos seus concorrentes, uma vez que possibilita conhecer cada cliente, traçar os principais perfis de consumidores para o seu negócio, entender suas necessidades e compreender cada um não como transação, mas como um relacionamento contínuo que precisa de gerenciamento a fim de maximizar a rentabilidade. Desse modo, sua empresa ganhará novos advogados, e suas vendas irão crescer cada vez mais.
Existem diversas plataformas de CRM que sua empresa pode utilizar, tanto gratuitas quanto pagas. A Integra, por exemplo, usa o Ploomes como CRM.