Employer branding: Como atrair bons profissionais e melhorar a produtividade da sua empresa!
Uma das maiores dificuldades de toda empresa é atrair bons profissionais e, além disso, retê-los por um longo período. A reinvenção do conceito de trabalho e das relações empresariais, sobretudo em tempos de home-office, é fundamental para melhorar a imagem da sua empresa e garantir uma visão positiva dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho. Uma das estratégias para essa reinvenção é o employer branding, cada vez mais utilizado por grandes empresas mundo afora, sendo facilmente aplicável em pequenos e médios empreendimentos.
O employer branding, ou “marca do empregador”, é a união de estratégias que têm como objetivo melhorar a visão interna e externa da empresa para atrair e reter mais colaboradores que estejam, de fato, comprometidos com sua MVV (missão, valores e visão). Quando bem executada, essa marca se torna a melhor opção de carreira no mercado, destacando-se das demais empresas que não adotam tais estratégias. Dessa forma, ao aumentar a concorrência no processo seletivo, os candidatos mais talentosos tendem a aparecer em maior número, o que faz com que os atuais funcionários acabem elevando suas competências e sua identificação com a empresa, a fim de permanecerem dentro dela. Os resultados, nesse caso, são positivos: uma equipe mais preparada, engajada, competitiva e produtiva.
A aplicação do employer branding deve ser realizada por meio de um planejamento prévio, que deve ser executado em seus mínimos detalhes. Quando tratamos de indivíduos, devemos considerar a personalidade de cada um, a fim de reunir nas estratégias elementos que beneficiem a todos. Para isso, não somente o setor de RH deve ser responsável por esse diagnóstico de desenvolvimento individual, como também todas as áreas da empresa em que o funcionário estiver relacionado. Embora o RH auxilie na elaboração do perfil de cada colaborador, o próprio setor de marketing é a chave para a divulgação das mudanças que vão acontecer, envolvendo todos na nova marca.
Para a sua consolidação, alguns cuidados devem ser tomados: definir com clareza a missão, a visão e os valores da empresa, a fim de criar uma melhor identificação com o ingressante desde o processo seletivo; desenvolver pesquisas e reuniões individuais de feedback para compreender as percepções de cada um, além de agir com transparência e fidelidade com seus colaboradores.
Saber como transmitir a mensagem que deseja, de modo que todos compreendam e se sintam engajados, também é essencial para melhorar a visão interna da empresa. Para isso, devemos saber o que querem e quais recursos as concorrentes oferecem, tanto em auxílios financeiros quanto em cultura organizacional. Por meio dos diagnósticos e feedbacks, será possível definir o engajamento e a satisfação de cada membro, além de desenvolver uma boa comunicação que evidencie as insatisfações de dentro e os desejos de fora, atraindo, assim, profissionais mais motivados e que se identifiquem com a proposta da empresa. O uso das redes sociais, nesse caso, é vantajoso. Ter um Instagram movimentado, organizado e que mostre o dia a dia dos funcionários, por exemplo, fará com que você esteja um passo à frente para atrair novos talentos para sua empresa.