Estratégia corporativa: alavanque o desempenho de sua empresa
O mercado de qualquer bem de consumo como de serviços está cada vez mais competitivo. Empresas, novos negócios e ideias brilhantes surgem a cada segundo e é necessário se adaptar a esse mundo líquido e cheio de inconstâncias. Isso ocorre devido uma aceleração dos meios de comunicação e da forma como os seres humanos atualmente consomem conteúdos pela internet. Dessa maneira, sua empresa prestando o mesmo serviço sem alterações por 15 anos com certeza terá resultados frustrantes ao final desse período.
Para se destacar frente a concorrentes e se adaptar ao cenários atual, é preciso estar atento às estratégias corporativas e como utilizá-las para alavancar o desempenho da sua empresa bem como se adaptar ao cenário no qual ela está situada. Para isso, vamos tratar no texto a seguir, como conquistar as melhores estratégias e alcançar os melhores resultados. Antes de começarmos a tratar desse tema tão importante, vamos abordar o que significa o termo. Estratégia corporativa nada mais é do que uma conjuntura de ações que a empresa adota para alcançar os seus objetivos, definindo-se assim metas para se chegar ao resultado final esperado. Seu propósito principal é guiar a empresa para que ela tenha um desempenho melhor do que seus concorrentes e por esse motivo ela tem grande influência do tomador de decisão.
Muitos gestores confundem o termo estratégia corporativa com planejamento, porém, há uma diferença gritante entre ambos. A primeira é a ação sendo colocada em prática de acordo com o ambiente em que está, já a segunda é totalmente definida por aquilo que deve ser feito para se chegar ao resultado final, porém, sem “ação” nenhuma. Dessa forma, para se diferenciar é necessário ter uma estratégia corporativa que auxilie nesse controle da inovação e organização interna. Para uma empresa que está iniciando, ela é importante para nortear as ações de sucesso. Já para negócios consolidados ela é importante para se repensar na operação atual e no desempenho da empresa.
Para conseguir colocar em prática esse conceito, antes é preciso identificar quais indicadores serão analisados, bem como detalhar objetivos de curto, médio e longo prazo. Saber como a empresa está no presente também é extremamente importante para que seja muito mais fácil traçar estratégias e medidas mais assertivas. O cenário como comentamos está constantemente se alterando, e dessa maneira, nossas estratégias também vão ter que se adaptar no meio do caminho.
Por isso, é importante que nossas metas sejam adaptáveis e as lideranças sejam situacionais, que sejam flexíveis as alterações de cenários e que leva em consideração forças e fraquezas do negócio. Além disso, saber extrair o potencial de cada liderado da melhor maneira também auxilia no desempenho e no atingimento de metas, que auxilia cada vez mais os colaboradores a executar o planejamento e cumprir os objetivos traçados pela meta.
As melhores estratégias corporativas são aquelas que buscam: aumento de lucro, participação de mercado e/ou das vendas. Dessa maneira, o objetivo principal é aumentar o valor agregado da empresa! Vamos ver a seguir algumas maneiras de implementá-las:
Análise SWOT Ferramenta de importância para a gestão pois permite fazer escolhas com mais chances de sucesso. Ela analisa as forças e fraquezas internas do negócio, que se relacionam ao ambiente interno da empresa e as oportunidades e ameaças, que por sua vez analisam o ambiente externo à empresa.
OKR Essa é a sigla para Objectives and Key Results, que significa objetivos e resultados chave. Ela é uma maneira visual de observar em pontos aquilo que deve ser feito para ser alcançado. Dessa maneira, deve-se responder às seguintes perguntas: Onde eu quero chegar? (OBJETIVOS) Como saber se estou no caminho certo (RESULTADOS CHAVE) Exemplo de OKR: Objetivo: atuar da região sudoeste do Brasil Resultado chave: aumentar em 25% o número de clientes fidelizados e elevar em 5% o ticket médio.
Agora que sabemos algumas das ferramentas básicas, podemos seguir para como implementar no seu negócio! Aqui vai algumas dicas:
– Leve em consideração o planejamento: O planejamento é o ponto de partida para traçar as estratégias, não deixe de realizá-lo
– Observe o cenário: Importante observar o que pode ter de resultado casa haja alterações no ambiente em que a sua empresa atua
– Selecione os indicadores de desempenho: Utilize a ferramentas aplicada a um termo denominado KPI (Key Performance Indicator) para observar o que deve ou não ser feito para se chegar ao objetivo final
– Trace metas SMART: específica (que sejam claras), mensurável (possíveis de medir), atingível, relevante (que gere resultados visíveis) e temporal (prazo específico para conclusão) Dessa maneira, aplicando essas ferramentas e os conceitos acima, será muito mais fácil conseguir acompanhar o crescimento e o desenvolvimento do seu negócio. Tem alguma dúvida de como fazer tudo isso, chame um de nossos especialistas!!
Por Luisa Ueda