Integra Consultoria | Limeira

Transformação Digital

Por Eduarda De Goés Kakimoto

Para ter um melhor entendimento do que é a Transformação Digital, é fundamental começar pela definição. Esse conceito é sobre novas perspectivas, então um bom questionamento e reflexão que uma empresa ou organização pode fazer é o porquê de tais procedimentos ou estratégias funcionarem daquela maneira, e assim fazer mudanças quando necessário. A transformação digital não é unicamente uma perspectiva de automatizar algum processo, vai muito além disso. 

Um dos principais objetivos da transformação é criar valor para os clientes e todos os que estão em contato com o produto ou serviço, e dessa forma, evitar os riscos de mercado. A melhor forma de criar um ambiente que gera valor é utilizando tanto a jornada do cliente quanto a do funcionário. Além disso, cria-se produtos melhores, é gerada mais sustentabilidade na forma que a organização atua e constrói-se um ambiente seguro e propício para o melhor desenvolvimento dos funcionários. A análise de algumas vantagens que a transformação digital fornece é necessária para compreender a sua importância. Ela traz tempos de processo mais curtos, menor tempo de colocação no mercado, redução de custos e aumentos de receitas.

Sendo assim, existem 3 fundamentos básicos para qualquer transformação digital: mudança do modelo de negócio da empresa, um modelo que ela poderia ter no futuro e formas de trabalhar. Explicando-se de uma forma mais aprofundada, é necessário uma modelagem de negócios que visa analisar e pesquisar modelos existentes e encontrar oportunidades para os novos, além de criar roteiros, para facilitar a transformação e a cultura, a qual foca nos valores da empresa e na forma com que as pessoas trabalham e se desenvolvem, analisando se o negócio em questão é apto para a transformação digital e pronto para assim criar uma que esteja de acordo com o modelo.

Um ponto que merece muita atenção na transformação digital é o fato de que não é uma tarefa simples. Exige muito trabalho árduo, o que pode se tornar algo assustador para algumas organizações, segundo McKinsey & Co. Apenas 16% das transformações digitais conseguem chegar em seus objetivos, e há motivos e explicações pelas quais existem tantos insucessos. O primeiro deles é pensar que a transformação tem uma data de início e de término, sendo que não é possível projetar o fim. Somando outros motivos a isso, têm-se uma liderança sem compromisso com a mudança; confusão entre o financiamento com a falta de compromisso; foco apenas em tecnologia e não ser liderado pelo valor que será agregado e transmitido; falha ao criar uma nova cultura; não focar na experiência do cliente e do funcionário e não ter contato com eles; ignorar a experiência dos funcionários para guiar a transformação; por fim, a falta de uma estratégia que unifique a abordagem para a transformação.

Gostou do artigo? Fique ligado em nosso blog para mais conteúdos como esse!

Integra Empresa Júnior

Os comentários estão desativados.

Abrir Chat!
Olá! :)
Como podemos te ajudar?