Como montar uma Pesquisa de Clima Organizacional condizente com a realidade da minha empresa?
O que é uma Pesquisa de Clima Organizacional?
A Pesquisa de Clima Organizacional (ou PCO) nada mais é do que uma maneira de coletar as percepções dos colaboradores de uma empresa sobre tópicos importantes acerca da cultura da empresa e da identificação dos membros com a Cultura Organizacional. Para isso, a pesquisa é realizada através de uma lista de perguntas escolhidas de acordo com a realidade de cada empresa, assim mapeando os principais pensamentos específicos sobre cada tópico por cada um dos colaboradores, de forma periódica.
Por conta disso, é de suma importância que as perguntas sejam muito bem pensadas, para que o time de Gestão de Pessoas possa obter as respostas que contenham resultados mais assertivos e, assim, crie planos de ação personalizados para o cenário encontrado. Ao fazer as perguntas erradas, pode-se obter um sentimento de dissociação com a realidade, em que sabe-se da existência de um ponto de atenção, mas que não é apontado como resultado na PCO.
Como escolher as perguntas para a minha PCO?
Após uma breve introdução, é fácil compreender a natureza da Pesquisa de Clima Organizacional, porém, na prática, a construção de uma lista de perguntas assertivas se torna bastante imprecisa.
Por conta disso, é necessário que exista uma reflexão por parte do time de Gestão de Pessoas sobre algumas questões importantes:
- Quais os principais gargalos na cultura organizacional a serem mapeados?
- Que tipo de respostas precisam ser coletadas para obter um panorama condizente com a realidade?
- Quais são as perguntas que devem ser feitas?
Percebe-se, portanto, que o caminho para a obtenção de resultados assertivos deve ser o contrário: primeiro é necessário pensar em que deve ser mapeado, em quais respostas devem ser obtidas para, então, escolher quais as melhores perguntas a serem aplicadas na Pesquisa de Clima Organizacional.
Extra: Exemplos de perguntas para mapear a Diversidade na Pesquisa de Clima Organizacional
Pensando em auxiliar na construção de perguntas assertivas na PCO e também na necessidade latente de trazer tópicos acerca de Diversidade e Inclusão no cotidiano das empresas, segue alguns exemplos de perguntas a serem feitas para coletar as percepções dos colaboradores de forma efetiva:
- Ao longo do processo seletivo para entrar na empresa, tive contato com um grupo plural de pessoas, ou seja, um conjunto de indivíduos que não são majoritariamente parte da classe dominante (e.g. classe social que controla o processo econômico e político, em geral, pessoas brancas heterossexuais).
- Sinto que a empresa promove um ambiente de trabalho que aceite e acolha as pessoas como elas são (independente de cargo, etnia, religião, sexo, credo, idade, condição física, etc.), havendo, dentro da minha equipe, abertura para apontar brincadeiras, piadas e outros comentários potencialmente ofensivos/inadequados (e.g. sobre características físicas, raciais, sexuais, etc) e mudança imediata de comportamento.
- Sinto que o processo para se tornar uma liderança dentro da empresa estimula a participação de grupos minoritários e capacita todos os participantes a serem líderes conscientes sobre diversidade e inclusão.
- Percebo que há, no cotidiano da empresa, ações voltadas para diversidade e inclusão que efetivamente impactam a tomada de decisões e moldam a cultura do ambiente.
Gostou do artigo? Fique ligado em nosso blog para mais conteúdos como esse!