Integra Consultoria | Limeira

Os 7 desperdícios

Por Enzo Jaccoud Larini

Muitas vezes associamos a palavra “lucro” única e exclusivamente a vender mais, porém, gastar menos é um esforço extremamente necessário quando se trata do aumento dos lucros. Agora você deve estar se perguntando, “tudo bem, mas como gastar menos?” Existem várias formas, mas nesse texto, vamos concentrar nossos esforços em uma das maneiras: a busca por conhecer, procurar e eliminar desperdícios. 

Do dicionário temos por desperdício: 1. despesa ou gasto exagerado; esbanjamento. 2. uso sem proveito; perda. Dada essa definição será possível voltar nossos esforços para a observação dos 7 principais desperdícios dentro de uma empresa ou empreendimento. Sendo eles:

1. Retrabalho: Como o próprio termo sugere, retrabalho é basicamente quando por algum motivo (inexperiência, falta de atenção, equipamento inadequado…) uma tarefa ou demanda precisa ser feita e depois refeita, ou seja, investir tempo, pessoas e energia para refazer uma tarefa que já foi feita.

Exemplo: Fazer duas vezes um mesmo contrato por erros de digitação.

2. Movimentação: Desperdício esse atrelado principalmente aos movimentos dos colaboradores dentro de uma empresa, podendo ser ocasionado, entre inúmeros motivos, por um layout não otimizado para o processo produtivo, que faz os colaboradores andarem mais que o necessário dentro da fábrica.

Exemplo: Um funcionário atravessar a fábrica para pegar a ferramenta necessária.

3. Transporte: Transportar materiais tanto dentro da empresa quanto fora é uma atividade que requer investimento de tempo e dinheiro, portanto, deve ser evitado qualquer tipo de movimentação desnecessária, atividade esta que na prática não é facilmente executada.

Exemplo: Movimentação desorganizada do produto inacabado ou acabado dentro do processo produtivo. 

4. Estoque: Grandes estoques evidenciam grandes desperdícios, visto que os produtos de uma empresa são produzidos para serem consumidos. Além dos custos desnecessários da produção, tem-se o próprio valor da mercadoria como um desperdício.

Exemplo: Estoques intermediários entre processos produtivos ou desprendimento de um espaço para estocar produtos ou matéria prima.

5. Processamento desnecessário: Desperdício que pode ser atrelado com outros dois supracitados: estoque e retrabalho. Em suma, quando se faz uma ação que poderia ser totalmente eliminada ou que não agrega nenhum valor para o processo.

Exemplo: Revisar uma proposta que já foi revisada ou produzir uma peça que já havia sido produzida.

6. Espera: Quando falamos de linha de produção é comum trazermos na mente um fluxo contínuo de máquinas e pessoas trabalhando para construir ou entregar algo. Quando esse fluxo é interrompido, por qualquer motivo que seja, e temos máquinas paradas e/ou pessoas ociosas, temos também o desperdício da espera.

Exemplo: Funcionários esperando chegar material para conseguir produzir determinado produto. 

7. Produção em excesso: Por último, mas não menos importante e atrelado a outros desperdícios citados, como o estoque, temos o sétimo: como o próprio nome sugere, é quando se produz mais do que o necessário para atender os clientes, sendo um problema multidisciplinar que pode estar atrelado a falta de planejamento e controle da produção e previsão de demanda.

Exemplo: Produção de cem mil peças para atender uma demanda de cinquenta mil.

Vale ressaltar que não é uma tarefa trivial encontrar as principais fontes de desperdício, por vezes, elas são tão enraizadas no processo produtivo ou estão “normalizadas” de tal forma dentro da rotina que passam despercebidas ou ficam mascaradas, não é atoa que existem profissionais especializados nesse tipo de tarefa.

Gostou do texto? Que tal procurar e eliminar esses desperdícios no seu empreendimento agora?
Fique ligado em nosso blog para mais conteúdos como esse!

 

 

Integra Empresa Júnior

Os comentários estão desativados.

Abrir Chat!
Olá! :)
Como podemos te ajudar?