Melhore seus processos com o Ciclo PDCA agora!
Sabe quando você elabora um plano de ação que acreditava ser o melhor para sua empresa, mas ele acaba não trazendo os resultados esperados? Ou quando alguns processos já estão tão engessados na cultura da empresa que torna-se difícil inovar para aprimorá-los? Com a implementação do ciclo PDCA no seu negócio, isso não será mais um problema! Entenda nesse artigo o que é essa metodologia e porque você deve implementá-la em sua empresa.
O que é o Ciclo PDCA?
O Ciclo PDCA é uma metodologia de gestão de processos difundida na década de 50 por William Edwards Deming, tido por muitos como o pai do controle de qualidade nos processos produtivos. Essa ferramenta é baseada na ideia de melhoria contínua e o pressuposto de que todo processo ou planejamento pode ser aprimorado.
A sigla é uma abreviação das palavras em inglês “Plan”, “Do”, “Check” e “Act” (Planejar, Fazer, Checar e Agir/Ajustar). Basicamente, a sequência de ações desta ferramenta respeita a ordem da sigla, então vamos entender melhor cada uma delas?
Plan (Planejar)
Primeiramente, é preciso identificar quais são as metas e os objetivos que seu negócio deseja atingir. A partir disso, é preciso planejar estratégias, metodologias e planos de ações que possivelmente farão com que esses objetivos sejam alcançados.
No contexto de uma empresa, essa etapa pode ser entendida como as ideias propostas na elaboração do planejamento estratégico.
Do (Executar)
Após terem sido elencados os planos de ações e as possíveis estratégias a serem seguidas, é hora de agir e colocá-las em prática. Nessa etapa, as atividades devem ser acompanhadas de perto para que os métodos propostos sejam realizados da maneira prevista.
Check (Checar)
O próximo passo da metodologia PDCA é a verificação. Nesse momento, são analisados os resultados obtidos a partir da implementação das estratégias planejadas e se de fato foram executadas nas etapas anteriores.
Sendo assim, é importante entendermos a importância da adoção de ferramentas que possibilitem a metrificação dos resultados obtidos, como os OKR’s e os KPI’s, por exemplo, pois com elas será possível identificar o quanto das metas da sua empresa foram alcançadas até aquele momento.
O principal objetivo desta fase, então, é detectar possíveis gaps ou falhas no planejamento.
Act (Agir/Ajustar)
Chegamos à última etapa do ciclo. Nela, são tomadas as ações corretivas com base no que foi verificado. Ou seja, deve-se corrigir as falhas encontradas no passo anterior.
Então, após realizada a investigação das causas destas falhas ou desvios no processo e após agir rapidamente para solucioná-las, é hora de recomeçar.
Por que implementar o PDCA no meu negócio?
É preciso entender que todo grande problema se inicia com falhas ou defeitos pontuais, e, quando não corrigidos, esses gaps se tornam problemas maiores à medida que o tempo passa.
Portanto, a implantação do ciclo PDCA em sua empresa permite que você corrija falhas assim que elas se apresentam, de modo que elas não se tornem grandes problemas no futuro.
Sendo assim, como um ciclo, o PDCA deve ser retomado sempre para que as práticas e os processos se aprimorem continuamente. Nesse contexto, a adoção de metodologias Ágeis, como o Scrum, por exemplo, pode facilitar a implementação dessa cultura no seu negócio.