Como o Mix de Marketing te ajudará com suas estratégias de Marketing
Nos dias atuais, as pessoas estão cada vez mais conectadas às empresas através das plataformas digitais. Por isso, empresas que estiverem engajadas no ambiente online, promovendo campanhas digitais, apresentam um grande diferencial diante do seu público-alvo e mercado em que estão inseridas.
O Marketing Estratégico é desenvolvido através de um estudo de todas as etapas e processos que interferem no seu negócio para que, assim, sabendo a sua proposta de valor, você consiga criar estratégias eficientes para alcançar os seus objetivos.
O primeiro passo é determinar qual é o seu objetivo de vendas ao criar estratégias de marketing, bem como quais são os seus objetivos financeiros – isto é, o que você espera atingir com as estratégias que serão criadas e qual retorno financeiro você deseja ter.
Tendo esses objetivos bem definidos, é hora de pensar no seu Mix de Marketing que, por sua vez, diz respeito ao conjunto de variáveis que influenciam a forma como os consumidores respondem ao mercado. São eles: produto, preço, promoção e praça, os famosos 4 P’s.
Produto:
No primeiro P do mix de marketing, é necessário ter bem definido o que ele é, o que ele oferece ao consumidor, e o porquê do consumidor precisar dele. Também é importante saber qual é o seu diferencial frente aos concorrentes.
Preço:
Nessa fase, são importantes alguns questionamentos, como, por exemplo, qual é valor desse produto para o cliente, quais os preços deste produto nas determinadas áreas de distribuição, qual é a reação do cliente frente ao mesmo, e qual é o preço da concorrência.
Praça:
A praça define onde a empresa vai estar disponível para os seus clientes. Segundo Kotler ao explicar o mix de marketing, para sua praça ser efetiva, ela deve ser determinada levando em conta o seu produto, e o local onde se encontra seu público-alvo.
Promoção:
Quanto à promoção, é importante questionar-se acerca das estratégias de vendas. Como a concorrência faz a sua promoção, qual é a melhor época do ano para vender seu produto, quais os meios de comunicação mais efetivos para a venda do seu produto (onde o seu público-alvo se encontra), e quando e onde seu público-alvo pode ser impactado pelas mensagens de marketing.
Além de pensar no Mix de Marketing, é muito importante montar uma Matriz SWOT, que nada mais é do que uma análise do ambiente interno e externo à sua empresa, a fim de saber quais fatores ajudam e quais atrapalham na hora de montar seu planejamento estratégico.
Ao analisar seu ambiente interno, ou seja, aquilo que diz respeito à sua empresa, você colocará na tabela as suas forças e suas fraquezas. E ao analisar o externo, você colocará as oportunidades que você tem no mercado em que atua, e as ameaças existentes nele.
Tornando visível esses pontos, você vai conseguir refletir fora da caixa, de modo a entender a posição da sua empresa comparada à dos seus concorrentes e, consequentemente, ter mais confiança, segurança e força para lidar com os imprevistos e situações desafiadoras.
Agora que você já tem o seu Mix de Marketing bem definido, e as suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades bem visíveis, você consegue criar seu Marketing Estratégico de modo a passar sua proposta de valor ao cliente, deixando claro para ele qual é o seu diferencial.
Consequentemente, seus resultados serão alavancados, seus objetivos de venda serão atingidos e você terá o retorno financeiro que almeja!
Se ainda restar alguma dúvida, não hesite de entrar em contato com algum de nossos consultores!