Integra Consultoria | Limeira

Passos para uma Gestão Estratégica eficiente

Já se perguntou como começar a estruturar o seu negócio de maneira assertiva e fazer com que todos os planos de ação, estratégias sejam eficientes e estejam de acordo com seus ideais, além de alinhar todos os colaboradores? Para isso, e para todo e qualquer empreendimento é preciso implementar uma Gestão Estratégica.

A Gestão Estratégica pode ser definida como um modo de gerenciamento no qual o foco é a formulação de ações estratégicas que englobam todas as áreas da empresa, de modo a acrescentar novas reflexões de ação sistemática e continuada ao seu negócio. É a partir dela que surgem os planos de ação que farão sua empresa se destacar no segmento na qual está inserida.

 Antes de pensar em criar estratégias, é necessário ter bem definido qual é a sua missão, visão e valores, ou seja, qual é o propósito do seu negócio frente aos seus clientes, qual é o futuro que você deseja para a sua empresa, e quais são os princípios que servem de guia para todas as suas atitudes. 

Assim, alinhando os seus objetivos com esses pontos, será muito mais fácil criar estratégias que sejam assertivas e que alavanquem os seus resultados. Uma maneira de dar início a esse processo, é identificar o propósito da sua empresa, o que pode ser feito a partir do método do golden circle, o qual já falamos sobre por aqui. Os passos para uma Gestão Estratégica eficiente são: 

Diagnóstico

No diagnóstico deve-se avaliar a situação atual da empresa, bem como todos os fatores externos que interferem no seu negócio, seja impulsionando-o ou limitando-o como, por exemplo, seus concorrentes, as condições atuais do mercado no qual você atua, quais são as dores dos seus clientes e quais produtos ou serviços suprem essa dor. Pretende-se, com o diagnóstico, verificar se a empresa possui as competências necessárias para começar a executar novas tarefas, bem como quais são os pontos que precisam ser melhorados e quais precisam de uma mudança estratégica. Um método para a identificação dessas dores é a matriz SWOT, muito utilizada no meio empresarial.

Formulação

Na fase de formulação deve-se elaborar um plano que contenha ações estratégicas que contemplem o objetivo geral a ser alcançado, bem como a sua missão, visão e valores.  Deve conter a lista de ações e atividades a serem executadas, a data de início e fim previsto para cada uma, o orçamento alocado, quais são os responsáveis, os objetivos de cada ação bem determinados, além de uma análise de riscos previstos e um plano de contingência.

Implantação

A implantação dos planos de ação criados devem seguir o planejamento pensado na fase de formulação, para que eles sejam realizados da melhor forma possível e sejam adequados a necessidade do negócio.

Acompanhamento

O acompanhamento deve ser constante, para garantir que tudo está sendo realizado de acordo com o estipulado. Se for necessário mudar alguma coisa, já se deve entrar com o plano de contingências, e alterar o que for necessário para que você alcance seus objetivos. Uma maneira de realizar  esse monitoramento é pelo uso de indicadores, podemos citar por exemplo, alguns KPI’s, metas SMART e OKRs. Há também, uma metodologia muito utilizada a partir da fase de acompanhamento para garantir que o plano estratégico seja executado conforme estipulado, o PDCA (Plan, Do, Act e Check), a qual já discorremos aqui no blog.

Realizando esse tipo de gestão e implementando um plano estratégico, você conseguirá controlar melhor seu negócio, ver o que precisa ser mudado ou melhorado. Assim, podendo formular planos de ação que farão com que todas as atividades da sua empresa estejam alinhadas para alcançar um objetivo comum.

Viu como uma boa gestão estratégica é imprescindível para o seu negócio? Ficou com alguma dúvida? Entre na nossa página, confira nossos serviços e como podemos te ajudar a alavancar seu empreendimento.

Integra

Os comentários estão desativados.

Abrir Chat!
Olá! :)
Como podemos te ajudar?