Gestão financeira eficiente
Você sabe que gerir os recursos financeiros de uma empresa de maneira correta é extremamente importante. Mas você sabe como fazê-lo? Sabe quais são os principais pontos que um planejamento eficaz deve contemplar? Vamos apresentar aqui algumas dicas essenciais para que você realize a gestão financeira da sua empresa com maestria.
O que é gestão financeira?
Gestão financeira é o conjunto de ações e procedimentos administrativos que englobam o planejamento, análise e controle das atividades financeiras de uma empresa. São todos os fatores relacionados à investimentos, despesas, custos, lucro, empréstimos, valor patrimonial e financiamentos. Uma boa administração financeira é imprescindível para que um empreendimento cresça e seja rentável, uma vez que possibilita ao gestor estabelecer metas e prazos, além de analisar resultados, certificando-se de que esses estão de acordo com os objetivos organizacionais.
É interessante, ter em mente que, em suma, gestão financeira é criação de valor, ou seja, é muito importante que os ganhos relacionados aos investimentos sejam maiores que os custos de financiamento.
Uma maneira de identificar se sua gestão financeira está de acordo com o esperado, é respondendo a três principais perguntas:
“Como estão os indicadores financeiros da empresa?”
É somente a partir da análise deles que é possível entender o rumo que o negócio está tomando, e, se for preciso, realizar mudanças no planejamento estratégico. Portanto, é recomendado que a análise desses indicadores sejam regulares e contínuas. Tal processo é conhecido como controladoria e alguns dos indicadores eficientes são os KPIs (como ROI, CLV e margem de lucro), já mencionados aqui no blog. Alguns demonstrativos também geram indicadores, tais como o DRE e o balanço patrimonial.
“A empresa está realmente operando no lucro?”
É necessário entender realmente se sua empresa está lucrando ou perdendo capital. Para isso, muitas empresas utilizam o fluxo de caixa, o que é um indicador equivocado. Isso porque muitas vezes uma empresa pode ter geração de caixa, mas mesmo assim estar operando no prejuízo.Uma das maneiras de calcular assertivamente o lucro é o EBITDA, EBIT e o lucro líquido.
“Quanto a empresa tem de crédito a receber?”
É imprescindível entender o que a empresa tem a receber, o que tem para pagar e como está o balanceamento dos recursos financeiros. Assim, é possível projetar um equilíbrio entre ativos e passivos, além de calcular se as dívidas poderão ser pagas a curto prazo ou não.
É importante que todas essas medidas estejam relacionadas ao planejamento financeiro da empresa que também deve identificar as necessidades de crescimento da organização e seus problemas, selecionar ativos rentáveis e estipular uma rentabilidade mínima dos ativos. Além de possível realizar a gestão de riscos e o acompanhamento de defasagens entre entradas e saídas (fluxo de caixa, gestão do capital de giro). É necessário que todas os investimentos realizados pela empresa estejam sempre de acordo com uma margem de segurança.
9 fatores para a sua gestão financeira ser assertiva
Em resumo do que foi apresentado, é interessantes que sejam contemplados todos esses fatores para que você consiga implementar ainda hoje, mudanças positivas no seu empreendimento, como:
- Elaboração de um plano financeiro e implementação de um orçamento antes da execução das estratégias e planos de ação;
- Um controle eficiente do fluxo de caixa da empresa (seja por planilhas, ou softwares automatizados);
- A gestão ativa e enérgica dos pagamentos e cobranças;
- O acompanhamento e gestão constantes do capital de giro;
- O controle da emissão e organização das notas fiscais;
- A apuração periódica dos resultados;
- O controle de estoques;
- O controle periódico dos resultados;
- Pensamento para curto e longo prazo.