Market Share: aprenda o que é e como calcular o seu!
Você sabe o que é market share? Sabe como calcular essa porcentagem? Como usar os dados obtidos para melhorar a gestão de sua empresa? No artigo de hoje, vamos te responder essas perguntas e outras dúvidas a respeito do tema!
O que é market share?
A expressão “Market Share” nada mais é do que uma porcentagem correspondente à relevância da sua empresa meio a indústria em que ela atua, comparando-se também a outros concorrentes. Através dessa porcentagem, é possível compreender o quanto sua empresa pode expandir, qual é o nível de aceitação do seu serviço e/ou produto e também se há a necessidade de investimento na conquista de novos mercados.
Por exemplo, segundo a GStats, o Faecbook, hoje, representa mais de 72% do mercado de mídias sociais no mundo.
Como calcular?
O cálculo é realizado com base na divisão entre a venda total de determinado serviço e/ou produto no mercado pela venda total desse mesmo serviço e/ou produto vendido pela sua empresa. É importante ressaltar que o valor das vendas a serem analisados devem corresponder ao mesmo período de tempo!
Dica: é válido compreender o seu mercado em nível regional, nacional ou até mesmo mundial, a fim de que o resultado seja o mais assertivo possível.
Como descobrir esses dados?
Para isso, é muito importante realizar as chamadas pesquisas de mercado. Isto porque elas nos permitem entender melhor a concorrência no seu ramo de atuação, qual é a demanda exigida e, principalmente, como definir uma campanha de marketing mais assertiva, além dos melhores produtos a serem lançados – se este for o caso.
Como melhorar os resultados?
Deve-se ter em mente que o foco deve ser sempre a preferência do consumidor. Desta forma, a fim de melhorar os resultados da sua empresa, sugerimos o investimento em:
1- Pesquisa e Desenvolvimento voltados para inovação;
2- Segmentação dos nichos do mercado ;
3- Distribuição dos produtos.
O crescimento pode ser orientado horizontal ou verticalmente. No sentido horizontal, é realizada a expansão do mercado – seja ela geográfica ou não. Já no sentido vertical, é travada uma disputa com as empresas atuantes no mesmo ramo. O ideal seria apostar no crescimento de ambos os setores, concomitantemente, com o intuito de aumentar as chances de sucesso.
Também é importante estar sempre atento às necessidades dos seus clientes, uma vez que seus respectivos feedbacks a respeito dos seus serviços e/ou produtos podem ser decisivos na hora de determinar novos nichos de mercados em que você pode se inserir – além de descobrir novas formas para aprimorá-los .
Dica: pense em como uma nova tecnologia pode mudar a vida de alguém, trazendo, consequentemente, lucros a sua empresa.