Saiba como elaborar e interpretar a projeção financeira do seu negócio!
Sua empresa tem apresentado resultados financeiros abaixo do esperado? Você já pensou que isso pode ser fruto de um planejamento decorrente de uma interpretação incorreta das projeções financeiras realizadas? Nesse artigo você encontrará dicas de como elaborar e interpretar uma projeção financeira fiel ao seu negócio, facilitando na tomada de decisões e elaboração de estratégias!
Todos sabemos que os resultados financeiros de uma empresa refletem os frutos das estratégias traçadas pelos outros setores do negócio. No entanto, devido à alta demanda de tarefas operacionais exigidas no dia a dia da empresa, não é raro encontrar gestores que acabam deixando o planejamento de recursos da organização em segundo plano.
Consequentemente, a falta de uma projeção financeira eficiente reverbera em saldos negativos e entraves financeiros, além de dificultar a tomada de decisões. Então vamos, de uma vez por todas, entender o que é uma projeção financeira e qual sua importância para a saúde financeira do seu negócio?
O que é?
Projeção financeira é uma estimativa de entrada e saídas de recursos futuros da organização. O período pode variar de meses até anos, dependendo do caso e o nível de informação que a empresa possui.
Geralmente, a projeção contabiliza o histórico de vendas e gastos da empresa; capacidade e tamanho de mercado; sazonalidade e a capacidade de produção. Quanto mais embasada for a projeção, maior sua assertividade.
Qual seu objetivo?
Seu principal objetivo é se adiantar em relação ao futuro de sua organização. A partir da interpretação desta ferramenta, é possível alocar os recursos nas áreas e hora certa, para que os riscos sejam mitigados, e as oportunidades aproveitadas ao máximo.
Tanto em cenários de aumento quanto de diminuição de receitas, a projeção evita que o empresário tome possíveis sustos em um mês que tomou prejuízo por não ter tomado medidas preventivas antes – além de fazer com que seu estoque consiga suportar a grande demanda que está por vir, por exemplo. Sendo assim, inferimos que uma boa projeção financeira auxilia na tomada de decisões mais assertivas e na elaboração de estratégias para sua empresa.
Como preparar um bom Planejamento Financeiro?
Para preparar um bom planejamento financeiro da companhia, é essencial que o gestor tenha uma visão muito realista da empresa, enxergando quais são os possíveis cenários em que ela pode se encontrar futuramente.
Deve-se fazer uma previsão de vendas e despesas embasada em anos anteriores, realizando a análise de custo de produtos, média mensal do que é vendido e valor gasto por venda, por exemplo. Manter as informações do fluxo de caixa sempre atualizadas é essencial. O ideal é estimar o valor em caixa uma vez por mês, pelo menos.
Como resultado, essas diversas variáveis internas e externas podem provocar oscilações no mercado e, assim, dificultar a previsão de cenários, é interessante elaborar três tipos de projeções:
Cenário pessimista: nesse cenário, são realizadas estimativas com as situações negativas que a empresa pode se deparar, como em épocas de crise, por exemplo. Deve-se atentar aos reflexos relacionadas à receitas, vendas, custos e investimentos do negócio.
Cenário realista: aqui, são feitas as previsões que se enquadram em um cenário mais provável de acontecer, tendo em vista a realidade atual da empresa. Nesse momento, nota-se a importância de o gestor possuir uma visão holística e crítica do negócio.
Cenário otimista: nessa projeção, ao contrário da pessimista, as projeções são feitas com base em situações positivas da empresa, como aumento do faturamento, aumento de vendas, redução de custos, alcance de metas e aumento de demanda.
Em suma, o gestor deve estar sempre analisando o ponto de equilíbrio (ou breakeven point), dividindo o montante de despesas fixas pela margem bruta por unidade, que resulta na quantidade de vendas que devem ser realizadas durante o período para manter as contas positivas. Assim, toda vez que uma decisão é tomada, já saberá qual o impacto no seu ponto de equilíbrio.
Para elaborar um planejamento financeiro de excelência, uma consultoria empresarial pode te ajudar nesse processo. Entre em contato conosco! Realize um diagnóstico gratuito e saiba como a Integra pode ajudar a melhorar a saúde financeira do seu negócio. Somos uma empresa de consultoria que há mais de 10 anos entrega serviços de excelência para nossos clientes.