Entenda o tipo de liderança que mais obtém sucesso nas empresas: a liderança situacional
Atualmente, todas as empresas, organizações e entidades precisam de um líder para guiá-los, no entanto, ser um comandante nunca é uma tarefa fácil. Afinal, o gerente deve saber lidar com diferentes pessoas que possuem diferentes experiências e visões dentro de uma equipe, então, o que é necessário para ser a melhor liderança dentro de uma organização diversa?
Primeiramente, o conceito de liderança pode ser definido de várias formas, dependendo da cultura da empresa, aqui, vamos definir da seguinte forma: ser um líder é ter a capacidade de buscar e alcançar resultados, com uma gestão inteligente de pessoas e recursos, sabendo criar planos de ação e tomar boas decisões, fazendo com que isso inspire, motive e guie as pessoas ao redor. Sendo assim, a liderança situacional é um estilo de liderança no qual o líder foca nas situações e no nível de maturidade dos liderados.
Uma vez que, no dia a dia das empresas e organizações, diferentes situações são enfrentadas, as quais exigem habilidades diferentes, é necessário que o líder seja flexível, sabendo que cada situação irá exigir uma forma de agir diferente com pessoas diversas. Assim, o líder situacional é aquele que é capaz de se adaptar de acordo com a situação e pessoas presentes. Mas como isso pode ser realizado na prática?
O conceito de liderar de acordo com o nível de maturidade do time consiste em identificar em qual dos 4 níveis da matriz de liderança situacional o liderado está e, a partir disso, escolher um estilo de gestão.
Figura 1. Matriz dos 4 níveis de maturidade no estilo de liderança situacional. (Fonte: https://eximia.co/conceitos-chaves-de-lideranca-situacional/).
No primeiro estágio, caracterizado pela ação da direção, é necessário que o líder diga exatamente o que precisa ser feito, estando muito presente e próximo do liderado, uma vez que a maturidade ainda é muito baixa. Já no segundo estágio, o orientado ganhou um pouco mais de maturidade e vontade, porém precisa desenvolver suas habilidades, sendo necessário o treino a partir da orientação e supervisão constantes do gestor. Partindo para o terceiro estágio, o liderado já possui a noção do que precisa ser feito, mas ainda precisa de um incentivo para começar assumir as responsabilidades, desse modo, o gerente deve contribuir com opiniões e feedbacks, monitorando e apoiando o liderado. Por fim, no estágio mais maduro, o papel do líder é, principalmente, delegar tarefas, uma vez que o coordenado tem a capacidade de tomar decisões e assumir responsabilidades, não sendo mais necessário apoiar e direcionar efetivamente em seu trabalho.
Sendo assim, é de extrema importância que o líder saiba identificar as diversas situações que seu time enfrenta e a maturidade e competências de cada uma das pessoas que compõem a equipe, uma vez que isso afeta diretamente nos resultados da empresa.
Vamos tentar colocar isso em prática? Os benefícios desse estilo de liderança são diversos: aumenta a flexibilidade, a motivação e engajamento, a produtividade, a colaboração e o controle sobre os resultados!
Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre assuntos importantes dentro do mercado de trabalho? Fique ligado em nosso blog!